terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Com o pé na serra - Atrativos radicais de Nova Friburgo

O Estado do Rio é assim, cheio de praias maravilhosas e famosas, gente hospitaleira, cosmopolita ao extremo. Mas ao lado dessa grandiosidade cinematográfica que principalmente a orla produz, o estado também apresenta uma variedade enorme de ambientes que deixam o visitante encantado.

A região serrana do estado é um desses encantos. Paisagens de um verde impressionante, clima agradável, e o que é muito importante, tudo ali pertinho da capital, afinal as principais cidades serranas não ficam a mais de 1h30 de distância da capital. Esse roteiro há muito foi desvendado pelos imigrantes por conta do clima e solo rico, tornando o local ideal para a agricultura familiar e produção de alimentos de boa qualidade.

Assim é Nova Friburgo, cidade que teve seu início como colônia suíça por volta de 1818 com a vinda de cerca de 100 famílias daquele país para estas bandas. É nela que fica os Três Picos de Salinas – o maior parque do Estado e que cobre 5 municípios. É ali que se encontra o ponto mais alto da Serra do Mar e a conformação geológica é um grande atrativo para quem gosta de escaladas radicais e trilhas deslumbrantes.

Os rios que descem da serra de Friburgo se encontram e formam o Encontro dos Rios, na localidade de Lumiar. Propício para banhos revigorantes, o local também oferece a possibilidade de belas trilhas em meio à natureza rica e encantadora. Fica a 15 minutos do centro de Lumiar.

A Cachoeira Toca da Onça não tem um acesso facilitado, mas vale para conhecer um visual belo e águas convidativas. É possível degustar petiscos em um estabelecimento no local. Fica a 17 km de Lumiar e no local podem ser feitos piqueniques, acampamentos, e é permitida a prática da canoagem.

Rafting: pura adrenalina (Imagem pública)



O cartão postal de esportes radicais da região não poderia ficar de fora. O rafting e a canoagem têm um potencial reconhecido nacional e internacionalmente, pois a região, por seus inúmeros cursos d’água, forma o ambiente propício para a prática destes esportes super-radicais. Se você é um praticante desses esportes e procura altas doses de adrenalina, não pode deixar de conhecer as corredeiras formadas pelo encontro dos rios Bonito e Macaé em Lumiar. Vale lembrar que Lumiar oferece boa infraestrutura ao visitante, com acomodações e restaurantes.

Pedra do Cão Sentado (Imagem pública)


O Parque Furnas do Catete fica às margens da rodovia Friburgo-Bom Jardim, e proporciona ao visitante a oportunidade de contato com a natureza em todo seu esplendor, além de cativar aos amantes de escaladas e trekking. O passeio não é difícil e conta com banheiros, unidade de primeiros socorros, entre outras facilidades. É nesse parque que se encontra a Pedra do Cão Sentado, na altitude de aproximadamente 1.100 metros. A pedra é muito procurada para escaladas pelos amantes do esporte, mas não é a única para este esporte; existem inúmeros outros locais dentro do parque.  Além disso, no parque podem ser encontrados lagos, grutas e trilhas de fácil acesso. Na entrada existe local para refeições e piqueniques.


Finalizando esse nosso passeio pela serra, Hortas, Culturas e Quintais traz um roteiro encantador para os amantes de Mountain Bike e Off-Road. Trata-se do trecho entre São Pedro da Serra e o lugarejo chamado Rio Bonito. O acesso é através de Lumiar. Com o rio Macaé ao lado, a trilha percorre locais para deixar os amantes do esporte extasiados. Dica: fique atento para os pontos onde é possível tomar banho de cachoeira.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Turismo no Rio - O que poucos conhecem?

Que é uma cidade realmente maravilhosa, hospitaleira e com muitos cartões postais, todos sabem. Afinal, o Rio de Janeiro é daqueles lugares que não pertencem apenas a um único país, tamanha sua fama em todos os cantos do planeta. A cidade é marca registrada do mundo.

Agora, o que muitos visitantes não sabem é que a cidade oferece atrações no mínimo interessantes que não estão, digamos, sob as luzes da ribalta. Pontos que, muitas vezes, nem mesmo o próprio carioca conhece e que certamente valem uma visita.

Então, se você é daqueles que gostam de fugir do trivial, prepare uma roupa confortável e tenha em mãos este pequeno guia, a fim de se divertir e ver o que muitos olhos não conseguem ver.

Localizada bem no centro da cidade, na Praça XV de Novembro, encontramos uma incrível feira de antiguidades. Lá é possível encontrar itens realmente interessantes que irão fazer uma enorme diferença em sua casa. São objetos vintage, fora de linha, curiosos, oferecidos por um bom preço. De quebra, às vezes é possível ouvir ótimas histórias sobre os objetos vendidos. A feira funciona aos sábados, mas a dica é chegar cedo, pois os melhores itens podem desaparecer num passe de mágica.

Igreja da Ordem Terceira (Fonte: Wikipedia)



E aproveitando que estamos no centro da cidade, bem ali perto temos a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Esse nome comprido revela uma construção no Largo da Carioca inserida no meio do frenesi de arranha-céus. A importância da igreja é total, pois é um dos maiores marcos nacionais do estilo Barroco. Construída em 1619, o interior da igreja contrasta com sua fachada simples. Sua pintura interna dourada é verdadeiramente deslumbrante, exemplo do melhor da escola barroca. Fique de olho na pintura do teto da nave principal, retratando a apoteose de São Francisco. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta, fechando apenas de meio-dia a uma da tarde.

Seguindo neste roteiro descomplicado, permanecemos no centro do Rio, e nossas atenções agora se voltam para uma igreja que impressiona logo pela fachada. Trata-se da Catedral Imperial, Antiga Sé (oficialmente Igreja de Nossa Senhora do Carmo), localizada na Rua Primeiro de Março, cuja construção teve início em 1761. Tem uma importância histórica grandiosa, uma vez que, por ordem de Dom João VI, foi denominada catedral oficial do império português. O que concorreu para isso foi a sua proximidade com o Paço Imperial, a apenas algumas dezenas de metros de distância. Está localizada na esquina com a Rua Sete de Setembro e encontra-se sempre de portas abertas à visitação.

A Praça XV, por sua importância histórica, congrega coisas muitas vezes esquecidas pelo próprio morador da cidade. E é também neste local que embarcamos (literalmente) para mais um passeio encantador. A partir da estação das barcas, o visitante parte rumo ao fundo da Baía de Guanabara em direção à ilha de Paquetá. Local de refúgio de muitos nobres no período colonial, o local é um recanto de sossego, onde é proibido o uso de veículos motorizados. Muitas construções históricas e praias cheias de histórias e lendas aguardam o visitante, que pode alugar bicicletas para passeios agradáveis por toda ilha; ou charretes, caso prefira apenas apreciar as belezas da ilha sem fazer esforço. O local oferece restaurantes e acomodações para aqueles que desejam pernoitar na ilha. A primeira embarcação parte da estação das barcas às 7 horas da manhã, e a última sai da ilha às 17h.

Se você gosta de praia e quer fugir do burburinho dos locais mais badalados, uma opção excelente é a Praia de Grumari. Possui certo perfil suburbano, apresentando vários quiosques para uma refeição agradável à beira-mar. Com uma grande extensão de areia, fica próxima à área de preservação ambiental. A partir da Barra da Tijuca, siga pela orla direto em direção à Praia do Recreio dos Bandeirantes, pegando o tráfego preferencial. A praia é a última de uma série de belas paisagens.

Fundado em 1590, o Mosteiro de São Bento, no centro da cidade, remete ao período colonial brasileiro e apresenta um contraste fenomenal entre a agitação do centro empresarial, no qual está inserido, com um ambiente relaxante e de reflexão. Dele é possível observar parte da Baía de Guanabara. A visitação, contudo, restringe-se à Igreja Nossa Senhora de Montserrat, anexa. Endereço: Rua Dom Gerardo, 40.


Castelo da Fundação Oswaldo Cruz (Fonte: Catraca Livre)


Finalizando este nosso pequeno roteiro off, seguimos em direção à Fundação Oswaldo Cruz, referência nacional na pesquisa científica e fabricação de medicamentos, o local abriga uma série de atrações em seu grandioso espaço – 270 mil metros quadrados. Algumas dessas atrações são: biblioteca (utilizada por Oswaldo Cruz no passado para discussões científicas), castelo (majestoso, de inspiração europeia e que possui o elevador mais antigo em funcionamento da cidade), parque da ciência, câmara escura, tenda da ciência, entre outros atrativos. Funciona de segunda a sexta apenas com visitação agendada por telefone (2590-6747), ou aos sábados, com visitação livre das 10 às 16h. Localizado na Avenida Brasil, 4365, Manguinhos.

Você já sabe. Deixe seus comentários abaixo e inscreva-se no canal a fim de receber as atualizações.

sábado, 21 de janeiro de 2017

Guarapari: Saúde e Diversão!

O lugar, apelidado de “cidade saúde”, oferece muito aos visitantes que se dirigem àquela região do Estado do Espírito Santo. Praias encantadoras, gente hospitaleira, ótima infraestrutura. Vamos conhecer o que espera aqueles que querem momentos de tranquilidade, lazer e diversão em Guarapari.

Praia das Castanheiras, Centro (Foto: Léo Spínola)


O nome, de origem indígena, refere-se a uma ave outrora abundante na região, o guará; e ‘pari’ refere-se à forma com que essas aves eram caçadas pelos indígenas. Localizada a 51 quilômetros de Vitória, a capital do estado, Guarapari encanta o viajante desde sua chegada.

É difícil apontar os pontos altos da cidade, uma vez que são inúmeras as atrações. Uma visita à cidade fica incompleta se não conhecermos o artesanato local (o artesanato de conhas é famoso), que pode ser apreciado, por exemplo, na feirinha hippie da Praia da Areia Preta todas as noites.


O rico artesanato da região (Foto: Prefeitura de Guarapari)

A cidade também oferece excelente infraestrutura hoteleira, com possibilidades para todos os bolsos. Assim também as opções gastronômicas são diversificadas, e nesse quesito, se você procura uma bela moqueca capixaba ou a famosa torta capixaba, pode experimentar a do Restaurante Gaeta. A casa, localizada na Avenida Beira-Mar, 45, Meaípe, tem um alto conceito em sites especializados.

A ideia de que Guarapari, por ser uma cidade litorânea, não possua muitos atrativos cai por terra quando percebemos que existe opção para aqueles que querem aproveitar as altitudes. A chamada zona rural da cidade, localizada na serra de Guarapari, encanta por sua diversidade. A cachoeira de Buenos Aires atrai os visitantes com suas águas maravilhosas que convidam a um belo mergulho. Na mesma região, a Pedra do Elefante surge majestosa, olhando a cidade ao longe.

Se a intenção é deixar um pouco as praias de lado, a cidade tem a opção do AcquaMania, parque aquático com opções para toda família. O parque fica localizado na rodovia ES 477, Km 20, na Comunidade da Lagoa Dourada.

Agora, começa nosso roteiro histórico, e escolhemos para isso a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1585 pelo Padre José de Anchieta. Localizada na parte alta da cidade, é patrimônio histórico nacional e tem seu acesso controlado por conta de sua importância histórica. Conta-se que a figura em sua fachada, representando o Padre Anchieta, é a única representação verdadeira das feições do personagem histórico. Como curiosidade, a igreja teve outra construção iniciada na Avenida do Contorno e, embora tenha sido construída em 1677, nunca foi inaugurada.


Igreja de Nossa Senhora da Conceição (foto: Léo Spínola)


Em seguida, temos o Poço da Fonte, construído em pedras, sendo o único poço remanescente construído pelos jesuítas no estado do Espírito Santo. O poço cobre uma nascente que, em tempos antigos, abastecia a cidade em momentos de escassez.

O Poço dos Jesuítas é mais um marco da influência religiosa no local. Localizado no Morro do Atalaia, suas águas, segundo lendas, possuem poderes curativos. Construído em 1585 pelos jesuítas.





Poço dos Jesuítas (Fotos: Léo Spínola)

A Pedra Rolou aguça a curiosidade dos visitantes, uma vez que, segundo relatos, bloqueava a saída do túnel que ligava a Igreja de Nossa Senhora da Conceição ao Morro do Atalaia. Conta-se que os jesuítas fugiram por este túnel e, como não pudessem levar consigo os tesouros da igreja, enterraram as relíquias na entrada do túnel.








Chegamos às praias, cartão postal de Guarapari. E começamos com a Praia da Areia Preta, localizada no centro da cidade. Notabilizada por possuir areias monazíticas (que dão a tonalidade escura) com elementos radioativos comprovadamente benéficos para o tratamento da artrite, artrose e bursite (a busca pelos elementos salutares desta praia motivou o apelido de “Cidade Saúde” conferido à Guarapari).




Praia da Areia Preta (Fotos: Léo Spínola)

Ainda para os amantes de praias, a Praia do Morro sobressai por conta de sua beleza e extensão. A 4 km do centro, a praia é point de encontro de pessoas de todas as idades, com diversos quiosques à beira-mar, quadras esportivas, reunindo famílias, surfistas, gente de bem com a vida.

Praia do Morro [Imagem Pública]

O Parque Estadual Paulo César Vinha está localizado em Setiba, possuindo florestas, ilhas, praias, lagoas e dunas. A ideia foi proteger os diversos ecossistemas do local, ameaçados pelo desmatamento. Nele o visitante encontra um contato precioso com a natureza e é excelente para observar animais silvestres. Possui horário para visitação.







Parque Estadual Paulo César Vinha (Fotos: Léo Spínola)

Passeios de escuna – É possível conhecer a beleza da orla a bordo de uma escuna, com direito à parada para um delicioso mergulho. As saídas ocorrem no canal e as viagens custam em média R$ 25,00, durando cerca de 2 horas.


Momentos radicais e emocionantes aguardam o visitante com o Passeio de Caiaque. Na verdade, o serviço é oferecido dentro do Parque Estadual Paulo César Vinha, e é composto de um tour por ambientes deslumbrantes que só podem ser vivenciados por caiaque. O passeio percorre a Praia de Caraís (Coca-Cola), conduzindo o visitante por cerca de 3 horas ao que de melhor o parque possui. Os caiaques são duplos e o passeio dá direito a paradas na Praia de Caraís e Mirante do Sambaqui. Ingressos individuais a R$30,00.

A cidade conta com uma rede hoteleira diversificada e de qualidade. Separamos abaixo uma dica interessante, retratando uma experiência deste autor.

Aqui, uma dica preciosa para aqueles que querem guardar o dinheiro para a diversão nas praias e pontos turísticos. É possível se hospedar na cidade em um estabelecimento com localização privilegiada, próximo às principais praias do centro, pagando um preço justo. Estou falando da Pousada Roma Antiga, que oferece atendimento acolhedor feito pelos proprietários, sempre atenciosos e gentis. Possui acomodações simples, mas impecáveis, oferecendo um café da manhã sem sofisticação, porém de bom gosto. Estive hospedado lá e fiquei encantado com a simpatia e limpeza do local. Não por acaso, a pousada recebe muitos elogios dos clientes. Possui estacionamento próprio e oferece wi-fi aos hóspedes. A pousada fica localizada na Avenida Trajano Lino Gonçalves, 84.


Guará Vermelho, eternizado pelo Padre Anchieta, emprestou seu nome para a cidade. Hoje, extinto na região.

As atrações são inúmeras, mas para terminarmos esse nosso pequeno roteiro, voltamos à orla com a Praia de Setiba. Excelente local para eliminar o estresse do dia a dia, a praia possui águas calmas e propícias para adultos e crianças. De fácil acesso, conta com inúmeros quiosques na orla para não deixar o visitante sem provar os deliciosos petiscos à beira mar.

sábado, 14 de janeiro de 2017

Férias! Destino: Cabo Frio!

Se você pretende sair em férias e deseja passar momentos agradáveis na maior cidade da Região dos Lagos, Estado do Rio de Janeiro, fique atento para essas dicas, a fim de aproveitar o famoso balneário da região.


Forte de São Mateus [Imagem pública]

A orla do Rio de Janeiro encanta e atrai visitantes de toda parte. E a cidade de Cabo Frio possui belezas naturais capazes de cativar qualquer um desejoso por momentos de tranquilidade e diversão durante as férias. Cidade com pouco mais de 200 mil habitantes, costuma ter a população multiplicada muitas vezes em períodos de alta estação, tudo por conta de sua orla exuberante de águas cristalinas e areias muito brancas.

O município conta com a melhor infraestrutura da região dos lagos, possuindo inúmeros hotéis e pousadas. A Praia do Forte é a mais conhecida, por ficar bem próxima ao centro e aos principais hotéis. Em uma de suas pontas está o Forte de São Mateus, construção portuguesa do século XVII. Praia das Dunas e do Foguete são a continuação da Praia do Forte. É na Avenida do Contorno, onde fica a praia, onde encontramos inúmeros restaurantes, além dos hotéis citados. O espaço costuma ser muito concorrido nos fins de semana, e as noites atraem visitantes de todos os cantos do Brasil.

Após uma renovação nesta região, o local passou a contar com uma série de opções gastronômicas também em quiosques personalizados na orla, com banheiros públicos gratuitos e estacionamento administrado pela prefeitura. Também na área foi reformado o espaço destinado à feirinha de artesanato, programa indispensável durante a noite.

Outro polo gastronômico está no canal do Itajuru, onde uma série de restaurantes e bares aumenta as opções dos visitantes. O canal possui uma ponte nova que leva a outros bairros, onde sempre é possível encontrar atrações interessantes, como a Rua dos Biquínis, que são lojas com boa estrutura onde a moda praia exibe as últimas tendências, com preços para todos os bolsos.

Águas cristalinas da Praia das Conchas (Imagem do autor)


Um pouco mais adiante, distante cerca de 15 minutos do centro, chega-se ao bairro do Peró, com suas duas belas praias interligadas e de águas cristalinas. A Praia das Conchas costuma reunir famílias que passam o dia aproveitando as águas tranquilas e as delícias dos mais de dez quiosques do local. Atenção: existe um estacionamento pago no local, mas uma boa opção é chegar cedo e estacionar próximo ao quiosque de sua preferência, evitando o pagamento de taxas.

A Praia do Peró, com uma grande extensão de areia, possui uma das águas mais cristalinas do Brasil. Inclusive, é detentora do selo Bandeira Azul. Para saber mais acesse: http://www.bandeiraazul.org.br/sobre/De visual estonteante, o local costuma lotar em período de alta estação. A extensão de areia nesses períodos é disputada por turistas de todas as partes, e as opções culinárias ficam a cargo dos inúmeros quiosques na avenida litorânea, que servem os clientes na areia.

Algumas praias embora sejam bonitas, devem ser visitadas com cuidado. É o caso da Praia Brava, próxima à ilha do Japonês, a extensão de areia é dividida informalmente entre surfistas e adeptos do nudismo. O problema é o acesso, difícil e perigoso, quando feito por número reduzido de pessoas.

Caso você tenha a possibilidade de visitar a região fora da alta estação, poderá aproveitar todas as atrações sem o incômodo da superlotação. Uma ótima dica é pesquisar as inúmeras opções de aluguel por temporada.


Uma última dica fica por conta da gastronomia. Próximo à ponte do canal do Itajuru fica o entreposto de pescados. Nele é possível comprar produtos frescos e de qualidade, ou se preferir, almoçar no restaurante que existe no local.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

10 dicas de como aproveitar ao máximo sua viagem de férias!


Chegou aquele momento tão esperado de suas férias e você não vê a hora de sair por aí com sua família. Conheça algumas dicas para aproveitar bem esses momentos.



1.       Conheça bem o local para onde vai antes de sair de casa. Isso vai evitar desconfortos quanto a locais muito cheios, de difícil acesso, etc. É fácil conseguir mapas locais para você se guiar com segurança.

2.      Programe-se para imprevistos. Sim, eles acontecem, e nada pior do que encará-los sem ter alguma reserva financeira para fazer o que tem que ser feito. Se a viagem for de automóvel, lembre-se de que o veículo é uma máquina, e como tal, está sujeito a avarias.


3.       Tenha um plano B. Isso significa que se não fizer aquele sol tão sonhado, ainda assim você conseguirá passar bons momentos com os seus queridos. Uma sugestão é levar algum passatempo, como cartas, ou outro tipo de jogo que não ocupe muito espaço na bagagem.

4.       Atualmente, não se pode abrir mão de coisas como protetores solares e repelentes. Acredite, eles sempre são necessários. E nesse quesito, é importantíssimo ter à mão uma necessaire com alguns medicamentos básicos para dor de cabeça, febre, etc. Todos estamos sujeitos a esses percalços.



5.      Estar longe de casa não significa que não temos que ter certos cuidados básicos, principalmente no que se refere ao meio ambiente e às pessoas. Trate todos bem na pousada ou hotel. Dessa forma, será sempre bem-vindo em outras oportunidades que retornar.

6.     Ao se alimentar fora do hotel (praia, por exemplo), evite alimentos exóticos, gordurosos ou que tenham um aspecto ruim. Pratos com maionese, por exemplo, devem ser evitados, pois se degradam com facilidade e podem causar transtornos alimentares.

Cuidado com a alimentação [Public Domain Pictures]


7.       Respeite as regras locais. Por exemplo, se uma área é de proteção ambiental, nada de estacionar seu carro em local indevido. Aliás, se o carro foi o meio utilizado para viajar, na medida do possível, utilize-o ao mínimo e aproveite o local com boas caminhadas com a família.

8.       Seja solícito na escolha dos passeios, preferindo os locais de visitação conforme a vontade da maioria da família. Tenha em mente que, de qualquer forma, você estará lucrando com momentos inesquecíveis.


9.       Evite roteiros que você desconhece e que podem ser perigosos, principalmente à noite. Esteja sempre em locais onde houver outros visitantes e nunca ambientes ermos, afastados e despovoados.


10.   Registre tudo o que puder através de fotos e filmes, mas deixe um pouco de lado a navegação na internet. Lembre-se: é hora de aproveitar em família momentos preciosíssimos. Contatos de trabalho e postagens desnecessárias devem ser deixados de lado.

Naturismo, turismo & vida saudável

  Olá, amigos do “Hortas, Culturas & Quintais”. Vamos hoje abordar um setor do turismo em expansão, mais especificamente ligado a um mod...