quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Naturismo, turismo & vida saudável

 Olá, amigos do “Hortas, Culturas & Quintais”. Vamos hoje abordar um setor do turismo em expansão, mais especificamente ligado a um modo de vida, para muitos, cheio de tabus.

 

Um pouquinho da história do Nudismo/Naturismo:

 

Em 1927, o francês Marcel Kienné de Mongeot criou a Ligue Vivre, que era uma espécie de clínica do bem-estar, onde as pessoas buscavam qualidade de vida através de uma alimentação correta, prática de exercícios físicos – isso tudo da forma como viemos ao mundo.

 


Em seguida, a Alemanha deu os passos mais fortes naquilo que ficou consagrado como Nudismo. Desde então, vários clubes e resorts foram criados com o intuito de agregar os adeptos desse estilo de vida. Praias foram oficializadas mundo afora para a prática do nudismo. Bem mais tarde, alguns países foram mais além, propagando a ideia de um modo de vida que, além daquilo já descrito, também se preocupava com autoestima, meio ambiente, etc – surgia o Naturismo.

 

E por que estou contando essa história? Porque esse modo de vida, além de ter ganhado um fôlego enorme pelo mundo, tem feito incursões no mercado do turismo. Ou seja, existe uma demanda grande de pessoas que desejam participar de encontros, atividades culturais, etc.

 

Hoje, grupos e associações bem montados oferecem ambientes onde toda a família pode aproveitar momentos de descontração e divertimento sem uma única peça de roupa no corpo.

 



A fim de exemplificar isso, pegamos como exemplo um dos ambientes naturistas onde, esporadicamente, os adeptos desse modo de vida podem praticar ao vivo e a cores aquilo que apregoa a Federação Brasileira de Naturismo, ou seja, que entre outras características, o naturismo se presta a promover a socialização entre seus seguidores.

 

Cristiane e Kadu à frente do projeto.

Gentilmente, Cristiane Pires, uma das organizadoras do NAT Ibiúna, nos dá algumas pistas de como esses encontros ocorrem. Com vocês, as palavras da Cris:

 

O NAT Ibiúna é o Grupo de Amigos Naturistas da Região Metropolitana de Sorocaba (SP).

A ideia de montar o grupo surgiu a partir de um encontro de amigos, Kadu e eu, no final do ano de 2019. Kadu é proprietário da Chácara Yoshida, localizada em Ibiúna.


Eu sou naturista há mais de 10 anos, filiada ao SPNAT (o maior grupo naturista do Brasil, em número de associados), engajada em atividades voltadas à preservação e conservação do meio ambiente.


O grupo de amigos naturistas abrange toda a região onde se situa a chácara, Região Metropolitana de Sorocaba. A maior dificuldade tem sido o atraso no registro oficial do grupo devido à pandemia, mas assim que oficializado, será mais um grupo federado à FBrN.


Na Chácara Yoshida já foram realizados cinco encontros de amigos naturistas, respeitando as normas sanitárias vigentes (essa matéria foi produzida em meio à pandemia que assolou o planeta a partir de 2020), e seguindo o código de ética naturista da Federação.


O ambiente:


 


A chácara oferece um espaço com acomodações na casa principal e camping. Na casa há três banheiros, cozinha equipada e sala, além de acomodações para 25 pessoas. O ambiente é bem agradável, e permite o contato direto com a natureza, com pomar, lago, e montanhas. Para proporcionar mais divertimento, há uma piscina, churrasqueira, lareira ao ar livre, e área para banho de sol e espaço para boas conversas com os amigos.




Os eventos "Encontros de Amigos Naturistas" são temáticos, organizados por mim, com bailes, distribuição de lembrancinhas, atividades diversificadas, trilha para as cachoeiras, ensaios fotográficos com a parceria do projeto "Essência Nua" (https://www.essencianua.com.br/), e uma excelente gastronomia feita pelo Kadu, que em algumas ocasiões usa alguns produtos da própria chácara, como verduras e frutas em saladas, refogados, temperos, sucos e geleias. O diferencial do NAT Ibiúna é que, além de fornecermos as refeições usuais de todo encontro naturista, também fornecemos o café da manhã, e dias de estadia para aqueles que vêm de longe, quando se pode chegar dias antes e ir embora dias depois. 
  




A divulgação dos eventos é feita por mim através do meu cala no Instagram (
https://www.instagram.com/p/CQyrwwzhPI1/?utm_medium=copy_link) e do grupo NAT Ibiúna no Facebook (https://www.facebook.com/groups/897931894288725/?ref=share).





Por enquanto, devido à pandemia, o número de vagas está limitado, mas queremos contar com a presença de todos os amigos naturistas e visitantes, para que venham participar de nossos eventos e nos prestigiar, quando possível. Será um grande prazer em recebê-los! Aguardamos sua visita!

 

E então, gostaram de saber que este modo de vida em crescimento oferece eventos e atividades tão saudáveis e bacanas? O convite da Cris está aberto! E para saber mais sobre o naturismo, acesse o site da Federação Brasileira de Naturismo (www.fbrn.com.br).

*As fotos foram gentilmente cedidas por Cristiane Pires, e os fotografados autorizaram o uso de suas imagens.

Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões e críticas. Inscreva-se no canal e compartilhe com seus amigos! E até o nosso próximo Hortas, Culturas & Quintais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Naturismo, turismo & vida saudável

  Olá, amigos do “Hortas, Culturas & Quintais”. Vamos hoje abordar um setor do turismo em expansão, mais especificamente ligado a um mod...