Olá, amigos do “Hortas, Culturas & Quintais”. Vamos hoje abordar um setor do turismo em expansão, mais especificamente ligado a um modo de vida, para muitos, cheio de tabus.
Um pouquinho da história do Nudismo/Naturismo:
Em 1927, o francês Marcel Kienné de Mongeot criou a Ligue Vivre, que era uma espécie de clínica do bem-estar, onde as pessoas buscavam qualidade de vida através de uma alimentação correta, prática de exercícios físicos – isso tudo da forma como viemos ao mundo.
Em seguida, a Alemanha deu os passos mais fortes naquilo que ficou consagrado como Nudismo. Desde então, vários clubes e resorts foram criados com o intuito de agregar os adeptos desse estilo de vida. Praias foram oficializadas mundo afora para a prática do nudismo. Bem mais tarde, alguns países foram mais além, propagando a ideia de um modo de vida que, além daquilo já descrito, também se preocupava com autoestima, meio ambiente, etc – surgia o Naturismo.
E por que estou contando essa história? Porque esse modo de vida, além de ter ganhado um fôlego enorme pelo mundo, tem feito incursões no mercado do turismo. Ou seja, existe uma demanda grande de pessoas que desejam participar de encontros, atividades culturais, etc.
Hoje, grupos e associações bem montados oferecem ambientes onde toda a família pode aproveitar momentos de descontração e divertimento sem uma única peça de roupa no corpo.
A fim de exemplificar isso, pegamos como exemplo um dos ambientes naturistas onde, esporadicamente, os adeptos desse modo de vida podem praticar ao vivo e a cores aquilo que apregoa a Federação Brasileira de Naturismo, ou seja, que entre outras características, o naturismo se presta a promover a socialização entre seus seguidores.
![]() |
Cristiane e Kadu à frente do projeto. |
Gentilmente, Cristiane Pires, uma das organizadoras do NAT Ibiúna, nos dá algumas pistas de como esses encontros ocorrem. Com vocês, as palavras da Cris:
A divulgação dos eventos é feita por mim através do meu cala no Instagram (https://www.instagram.com/p/CQyrwwzhPI1/?utm_medium=copy_link) e do grupo NAT Ibiúna no Facebook (https://www.facebook.com/groups/897931894288725/?ref=share).
E então, gostaram de saber que este modo de vida em
crescimento oferece eventos e atividades tão saudáveis e bacanas? O convite da
Cris está aberto! E para saber mais sobre o naturismo, acesse o site da
Federação Brasileira de Naturismo (www.fbrn.com.br).
*As fotos foram gentilmente cedidas por
Cristiane Pires, e os fotografados autorizaram o uso de suas imagens.
Deixe seu comentário, dúvidas, sugestões e críticas. Inscreva-se no canal e compartilhe com seus amigos! E até o nosso próximo Hortas, Culturas & Quintais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário