sexta-feira, 28 de abril de 2017

Qual é a sua praia?

O Brasil, país de dimensões continentais, possui uma extensa orla marítima. São centenas de praias com as mais variadas características e belezas.



O “Hortas, Culturas e Quintais” decidiu fazer uma busca de norte a sul, mostrando algumas praias bem interessantes que você não deve abrir mão em suas próximas programações de viagem. Para isso, alguns amigos do blog forneceram informações valiosas e dicas especiais sobre essas verdadeiras maravilhas, que muitas vezes, passam despercebidas aos nossos olhos.

Começamos pelo estado do Espírito Santo, que possui uma orla marítima maravilhosa, com praias lindas e acolhedoras. A escolha recaiu para a Praia da Curva da Jurema, localizada em Vitória. Prática de esportes náuticos como o stand-up paddle, águas calmas, gente descolada e local de ferveção. Esse é o perfil desta praia capixaba. A dica também é curtir a bela vista da praia a partir de um dos quiosques instalados na orla, onde você pode degustar petiscos saborosos da culinária local. A proximidade com as ilhas do Boi e do Frade conferem ainda mais charme ao local. A praia fica na Avenida Dante Michelini. A referência é a proximidade com o Shopping Vitória.

Praia da Curva da Jurema/ES

Praia da Curva da Jurema/ES


Você sabe onde fica a Praia de Caraíva? Deveria! Trata-se de uma longa extensão de areia na orla baiana. As águas são cristalinas e mornas. Quer coisa melhor? O local é uma joia rústica, já que as ruas não possuem calçamento, o que convida à caminhada a pé pelas ruas de areia do local. Há pouca iluminação artificial (apenas nos bares), sendo as mesas iluminadas à luz de velas. O ar da Vila remete a tempos antigos, já que faz parte da Costa do Descobrimento. O local é tombado pelo Patrimônio Histórico, e possui mais de 470 anos. De um lado, o rio; de outro, o mar cristalino. É esse ambiente encantador que o visitante encontra e fica apaixonado! Dica bacana é conhecer o famoso artesanato Pataxó na Vila. À noite, é possível aproveitar as atrações locais, com música ao vivo e, se a natureza estiver de bom humor (costuma sempre estar!), ver a lua belíssima refletida nas águas. São inúmeras casas, suítes, pousadas disponíveis no local. Você não pode perder essa chance! A referência é a proximidade com Trancoso e Itaquena.



Praia de Caraíva/BA


Pegamos o nosso rumo para o Ceará, mais precisamente, Praia Barra do Cauípe, em Caucaia. Mar tranquilo, excelente para a prática de esportes náuticos, Cauípe possui uma longa extensão de areias douradas e é ainda pouco conhecida dos turistas. Excelente para uma temporada com a família, possui bangalôs e bares para a conveniência dos visitantes. Se sua intenção é momentos de tranquilidade, segurança e distância do agito, esse é o local ideal. Bem próximo de Fortaleza, o local faz parte da orla da cidade de Caucaia, e o acesso se dá pela estrada Garrote Combuco.

Barra do Cauípe/CE


A apenas 37 km de Recife, Calhetas é o que se pode chamar de paraíso da pesca submarina, surfe e mergulho. Tudo por conta de suas águas cristalinas e visual deslumbrante. O acesso um pouco difícil garante a tranquilidade do local. Mesmo assim, em fins de semana ensolarados, a busca é grande por suas águas convidativas e areias que pedem um belo passeio de buggy. O local conta com quiosque para degustação de petiscos da região (o Bar do Arthur já é famoso por lá), e não é incomum ser procurado também para a prática de tirolesa. 


Praia de Calhetas/PE


Saímos do incrível Nordeste e descemos até Santa Catarina, mais precisamente a uma praia que é um dos ícones do naturismo nacional e cujo nome é bem parecido com a praia anterior. A Praia da Galheta, embora reúna adeptos deste estilo de vida, também é frequentada pelos não praticantes. A beleza do local justifica a visita. Faz parte do Parque Natural Municipal de Galheta, é semideserta, de natureza virgem e preservada. Não se pode construir em Galheta e a preservação é garantida por lei. Um dos atrativos do local, além de seu aspecto intocado, são as inúmeras vertentes de água doce vindas do morro do Parque Natural. A fim de que os visitantes fiquem mais à vontade, a Secretaria de Turismo do Município autoriza barracas para venda de bebidas e sanduíches. Nelas, é possível saborear o choripã, uma espécie de sanduíche de linguiça de porco.



Linda Galheta/SC


Voltamos “voando” para o nordeste, a fim de fazer uma bela visita ao estado do Alagoas, mais precisamente, Praia de Maragogi. Já ouviu falar nela, certo? Também conhecida como Costa dos Corais. Por quê? A semelhança com as praias do Caribe é grande. A começar pelas suas águas azul-turquesa, cristalinas, mornas e areias finíssimas e brancas. Possui excelente infraestrutura, contando com inúmeras pousadas e restaurantes, o local requer um tempo extra para que você possa desfrutar de toda sua beleza com calma. Não deixe de fazer um belo passeio de catamarã pelos corais, com direito a paradas nas galés, que são as piscinas de águas naturais e cristalinas. Dica importante: procure saber antes se o período de visitas é na maré baixa, pois na maré alta, o mar fica revolto e perigoso, e as piscinas naturais desaparecem.





Maragogi/AL - de tirar o fôlego!


Que praia é essa, que tem as águas entre as mais cristalinas e puras do Brasil? Sim, fica no Rio de Janeiro, no local conhecido como Região dos Lagos. A Praia do Peró faz parte do município de Cabo Frio, e possui uma longa faixa de areia, onde, na alta estação, cada espaço é disputado por famílias e visitantes de todas as partes do Brasil. A partir de Cabo Frio, o acesso é rápido de carro ou de ônibus, não levando mais de 30 minutos. O local possui inúmeros quiosques que servem de tudo: bebidas, petiscos e pratos à base de frutos do mar. Existe uma área de reserva ambiental bem próxima, o que garante a tranquilidade, mesmo em período de férias. Fora da alta estação, é impagável a caminhada pela orla e assistir o puxar de rede dos pescadores. Inúmeras pousadas oferecem, em sua maioria, meia pensão. A dica é fugir da orla para conseguir preços mais em conta. Outra dica? Visite a Praia das Conchas, que é a continuação do Peró e é igualmente linda! Para quem vai passar uma temporada, uma dica bacana é ir à noite ao pequeno Shopping do Peró para comer uma deliciosa pizza à lenha, ou tomar um saboroso caldo. Mas atenção: jamais estacione seu veículo sobre as dunas, já que possuem vegetação e fauna sensíveis e são legalmente preservadas.

A bela Peró/RJ

...continua até a Praia das Conchas


Permanecemos no Rio e nos dirigimos agora ao sul do estado, já em direção à Sampa, mais precisamente Ilha Grande. Sabe aqueles lugares que parecem não existir, com águas cristalinas e verdejantes, natureza em explosão exuberante, fontes de água doce lentamente desaguando na praia? É assim a Praia do Itaguaçu! Também chamada de Praia do Gaúcho, é um recanto que atrai aqueles que gostam de mergulhar com snorkel para ver as maravilhas da fauna marinha local, e dos apreciadores de trilhas, já que o local é acessível somente a pé. No local existe apenas uma pousada, o que confere todo ar rústico e intocado ao local. O acesso é feito de barco a partir de Angra dos Reis. O cais fica na Praia Vermelha, vizinha, a apenas 500 metros. De lá, uma bela caminhada que não dura mais de uma hora. Em geral, as vilas da Ilha Grande preservam a natureza em seu esplendor, sendo área legalmente protegida do desmatamento e de construções que prejudiquem a vocação de paraíso.



Praia do Itaguaçú/RJ


O “Hortas, Culturas e Quintais” agradece alguns amigos que, gentilmente, forneceram material, dicas e informações sobre suas praias interessantes. São eles: Carlinhos Lopes, Cícero Cavalcante, Miguel dos Anjos, Nadja Rodrigues, Pedro Villaça e Terezinha Aguiar. A vocês, nossa eterna gratidão!


E você? Tem alguma praia preferida ou interessante? Deixe seu recado no espaço abaixo, fazendo seus comentários ou sugestões.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Vai se hospedar? Veja essas dicas!

Pouca coisa se compara àquele momento em que você se programa para sair por aí, viajar, e quem sabe, se hospedar naquele local que sempre sonhou. As viagens têm esse poder libertador de resgatar o nosso melhor que ficou adormecido pelos afazeres do dia a dia durante todo ano.

Hotel Fazenda Lagoa da Mata [Fonte: PDP]


Como não poderia deixar de ser, o “Hortas, Culturas e Quintais” hoje dá algumas dicas para que você tire o máximo de proveito de sua tão sonhada viagem, evitando aborrecimentos, e aproveitando de verdade tudo o que o momento pode proporcionar.

Hoje temos inúmeros mecanismos de busca e compra de passagens e hospedagens. Tais ferramentas, sites de buscas de todos os tipos, melhoraram e muito o momento da viagem, informando os melhores locais, os preços mais interessantes, etc (alguns dos principais estão aqui ao lado do texto). Mesmo assim, é preciso certos cuidados para que a emoção não se transforme em decepção!




A negociação:

- Ao fazer sua busca, seja criterioso quanto ao valor a ser pago, se o informado corresponde efetivamente àquilo que você irá desembolsar no total. Assim você não será surpreendido por taxas extras que não foram programadas. Se possível, faça inúmeras buscas em dias diferentes, antes de fechar o pacote que mais se ajuste ao seu orçamento. Afinal, você pretende se divertir, e não se endividar e ter aborrecimentos indesejáveis.

Cabo Frio, Rio de Janeiro


A hospedagem:

- Via de regra, os hotéis e pousadas querem oferecer o melhor ao seu cliente, a fim de que o mesmo retorne em outra oportunidade. Em geral, fará o possível para agradar o hóspede, que é a alma do negócio. Se possível, faça contato com o estabelecimento a fim de confirmar tudo o que foi informado pela internet, inclusive os quartos (single/double), o número necessário de camas, etc. É preciso não exigir nada do estabelecimento que não tenha sido previamente combinado no fechamento do pacote.

Informação necessária:

- Procure se informar a respeito do local, pontos turísticos, facilidades de transporte e acesso. Por exemplo, locais com excesso de escadas são inviáveis para pessoas mais idosas. Veja se algum amigo ou familiar já fez uma viagem similar. Essas informações são preciosas e garantem a confiança que todo viajante precisa ter. Normalmente, os hotéis fornecem folders turísticos contendo os principais pontos do local. Não abra mão dessas informações.

Check-in/Check-out:

- Muitos estabelecimentos são bastante amigáveis e não se importam quando o hóspede se adianta um pouco na hora de fazer o check-in. Mas chegar cedo demais envolve problemas de organização dos quartos que o estabelecimento não precisa ter. A menos que seja absolutamente necessário, procure chegar no horário próximo ao previsto para a sua entrada no hotel. Já o check-out costuma ser uma dor de cabeça para aqueles que desejam “esticar” a estadia um pouco mais. De novo, muitos locais fazem “vista grossa” e permitem que o horário de saída se estenda um pouco mais, contudo, não é isso o combinado, e o hóspede precisa entender que o cumprimento dos horários é necessário para que o estabelecimento possa preparar adequadamente as acomodações para novos hóspedes. Aqui cabe a camaradagem e o bom senso, perguntando com antecedência ao gerente se, em sendo necessário, a saída poderia ser feita um pouco além do previsto.

Burj Al Arab, Dubai (Fonte: PDP)


Cordialidade sempre:

- Durante a estadia, é sempre recomendável ser cordial com todos do estabelecimento, desde carregadores, recepcionistas, gerentes e empregados do restaurante. Essa troca de gentilezas é importante para garantir um retorno amigável. Lembre-se de que é preciso tratar bem para ser igualmente bem tratado. E o setor hoteleiro conhece mais que ninguém o significado de bom atendimento. Se algo desagradou, chame a gerência e informe discretamente, se possível, dando sugestões de melhorias. Esse feedback é primordial para o setor hoteleiro e garante o aprimoramento dos serviços oferecidos aos hóspedes.

Reserva Aroeira, Barra do Piraí



Uma boa viagem pode se tornar inesquecível e render boas histórias e ótimas recordações. Aproveite essas dicas e faça boas viagens, bem planejadas, bem estruturadas. Bom para o corpo e maravilhoso para a mente!


Deixe seu recado, opinião ou crítica abaixo, e compartilhe essas dicas com seus amigos!

Naturismo, turismo & vida saudável

  Olá, amigos do “Hortas, Culturas & Quintais”. Vamos hoje abordar um setor do turismo em expansão, mais especificamente ligado a um mod...